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Blog DoeD - Instrumentos costomizados

Bem vindo ao meu Blog.  Aqui tentarei comentar sobre as construções dos instrumentos que faço  em homenagem aos mais belos instrumentos exis...

Meus Baixos


Trata-se de um Rickenbacker americano 1972. Mapleglo. Um braço muito confortável. Gostei muito desse baixo, muito embora tenho achado meio desconfortável na tocabilidade. Nada que não acostumasse, mas não é o tipo de baixo versátil, tem um som dele e assim deve ser tratado. Um som grave estupendo. Possui dois controles independentes de tonalidade e volume para cada captador. Os captadores são single e não dão qualquer ruído. O espaço entre as cordas, pra quem estava acostumado com music man, eram tanto pequenas. mas ótimo para palheta, o que não é o meu forte. O médio tem uma cacterística especial, é um misto de precision com jazz bass. Acho que o maple acaba tendo essa cacterística. É uma madeira dura e a resposta das frequencias que proporciona dá uma característica especial ao som, isso aliado à posição e o timbre dos captadores. Tem um som bem característico. Gostei muito.





Ta aqui um baixo bom. O ash dele é um dos mais bonitos que eu já vi. Tanto o polyester quanto a cor cheryburst dão um toque meio antigão ao stingray que, sob a luz do palco ficam incríveis. o braço é muito confortável. Rosewood e maple. O maple da parte de tras do braço escureceu um pouco com o passar do tempo. Acredito que seja uma ação natural da madeira. Não possui polyester nessa área, somente celadora, segundo informações de Luthier. A captação é um espetáculo, tem um som grave e bem definido ao mesmo tempo. A equalização desse musicman pode ser regulada para os mais variados tipos de timbre. Eu acho que quando a gente toca em ambiente pequeno, o grave que possui uma variação de frequência mais baixa (mais para o sub talvez) dá um peso absurdo, mas tem que tomar cuidado para o som não ficar muito "pesado" e sem definição. Os médios são mais par ao médio grave. Gosto de deixar ele no 10 ou 8, dependendo do ambiente também. As vezes que eu tirei os médios do baixo ou deixei no 5 (flat), os médios desapareceram e o corte das frequências deixaram o grave muito pesadão, quase que inaudível, sem punch. Então recomendo que o médio seja tratado com bastante fartura, daí o punch fica gostoso. Os agudos são bastante "fartos". Pela característica da captação e da posição do captador dá pra ter um agudo bastante "brilhante". Por outro lado, o corte dos agudos é no ponto exato pra evidenciar a nota em qualquer ponto do braço. Legal pra tocar um funcky, a resposta é incrível. Show de bola.
Esse baixo eu apelidei carinhosamente de meu "precioso", fazendo alusão ao anel do senhor dos anéis. Comprei esse instrumento em 2000 e usei por muito tempo. Tive outros baixos do mesmo tipo, musicamam, mas sinceramente o som desse baixo é muito peculiar. Ele está com um captador Nordstrand e um préamp que eu mesmo fiz baseado no modelo da musicman. O corpo desse baixo é em basswood e o braço em maple. Eu tenho visto opinioes a respeito desse baixo OLP e sempre são as mais positivas. Nâo é um baixo da Ernie Ball, como as pessoas costumavam pensar quando ele foi lançado no mercado. Se você reparar atras do headstock tem um aviso claro que diz que o shape do headstock foi licenciado pela Ernie Ball.